skip to Main Content
7 REGRAS PARA O ENSAIO DE UMA BANDA

7 REGRAS PARA O ENSAIO DE UMA BANDA

A temporada de bandas está começando na Arte&Musica e até novembro  elas estarão aprendendo, compondo e produzindo suas músicas para serem tocadas no nosso Festival. Aproveitando o embalo do começo das nossas atividades, vamos falar um pouco sobre o que eu considero os sete mandamentos de um ensaio de banda, com algumas dicas para essa experiência se tornar mais fácil e prazerosa, além de muito mais musical. Lá vai:

1 – Chegar no horário

O  ensaio dura uma hora e pode não parecer, mas esse tempo é curto. O ideal é chegar 10 minutos antes do ensaio para montar o equipamento com calma e poder começar na hora marcada.

2 – Tirar as músicas

Ensaio é a hora de praticar em conjunto o que foi estudado em casa e não a de aprender a musica que será tocada. Então, economize tempo chegando com a música pronta pra ser tocada.

 3 – Esperar a hora certa de tocar

A nossa vontade quando estamos com o instrumento na mão é sempre ficar tocando, mas pro ensaio render muitas vezes será preciso que alguns integrantes da banda façam silencio para que seja combinada uma parte especifica da musica ou para que essa parte seja tocada.

 4 – Respeitar as opiniões de todos

Como um ensaio é uma atividade realizada essencialmente em grupo, várias vezes o músico será obrigado a lidar com opiniões diferentes das suas. Ouça idéias de outros integrantes e não deixe de dar as suas próprias, lembrando que quem decide o melhor para a música é a banda toda.

 5 – Fazer o que a musica pede

Muitas vezes a música que vamos tocar é simples e achamos que o último exercício estudado(aquele com milhares de notas na velocidade da luz) é perfeito para a ocasião, mas nem sempre é o que acontece. Cada música é diferente e algumas vão pedir uma técnica apurada e outras simplesmente um pouco de sentimento na hora de tocar.

6 – Conservar o equipamento

Mesmo que você leve o seu instrumento para o ensaio (guitarra, baixo, pratos da bateria), muitos equipamentos a serem usado serão de uso comum (corpo da bateria, amplificadores de guitarra, microfone de voz), então conserve os cabos, amplificadores e tambores .

 7 – Deixar a sala de ensaio como você encontrou

Além de conservar os equipamentos, deixe o local do ensaio arrumado e limpo, ou seja, nada de deixar cabos e estantes espalhados pela sala e muito menos aquela lata de coca-cola amassada e aquele pacote de cebolitos vazio do lado da batera, ok?

No mais é só deixar o som fluir.

André Nigro
Baterista

Este Post possui 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *