skip to Main Content

Um pouquinho de história… a origem da música

A música nasce com a natureza, considerando que o som e o ritmo fazem parte do universo e, particularmente  da estrutura humana. O homem pré-histórico descobriu os sons que o cercavam e aprendeu a distingui-los. Mas a música pré-histórica não se configurou como arte e sim como meio de comunicação sempre conectado às palavras, rituais e a dança.

Foi nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia Central, que se estabelecem as primeiras civilizações musicais: no vale do Jordão, na Mesopotâmia, na Índia, no Egito e na China. A iconografia destas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e práticas relacionadas à música. Porém esta atividade se ligava à magia, a saúde, a metafísica e a política destas civilizações, estando incluídas em rituais religiosos, festas e guerras. A mitologia freqüentemente apresentava divindades ligadas à música.

Foi   na antiguidade clássica, especialmente com a música grega, que  se estabeleceu as bases do sistema de modos e escalas utilizado no mundo ocidental.

E você, já refletiu como a música sempre foi e é importante para a vida?…

Virginia de la Cruz

Este Post possui 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *